O presente da amizade

“Os amigos são Famílias que escolhemos.”

Você já ouviu essa frase? Pois bem. Eu tenho o privilégio de ter amigos e amigas a quem considero como sendo parte da minha Família. Pessoas que enxergam a minha Alma. Que eu não tenho receio de compartilhar os meus sentimentos, as minhas questões pessoais. Confesso que tenho poucos amigos, por assim dizer, pois sempre fui de participar de grupos grandes e de conhecer muita gente. Mas, amigos mesmo… são poucos.

Mas este artigo é para falar de alguém que se tornou especial pra mim, de um jeito diferente. Que chegou de mansinho e foi me conquistando com a sua amorosidade e espiritualidade. Nos conhecemos durante as aulas do MASC (Meios Adequados de Solução de Conflitos), em 2021. Eu repondo uma aula do Direito Sistêmico, com a prof. Vanessa Aufiero, e ela na formação MASC. Uma advogada para além do convencional, pois a sensibilidade dela “gritava aos quatro cantos”.

Em 2023 finalizamos a formação da pós-graduação em Constelação Familiar, pela Hellinger Schule e Faculdade Innovare. Lá vivenciamos inúmeras práticas sistêmicas e constelações profundas, onde pudemos observar e sentir a nossa proximidade. Quanta conexão! Quanto aprendizado.

Neste ano de 2024 nos vimos algumas vezes. Ela veio para Atibaia descansar por alguns dias e nos encontramos. Nos presenteamos com muitos insights profundos. E, numa dessas conversas, falei pra ela da minha vontade de iniciar pelo caminho dos workshops em movimentos sistêmicos. Falei também o quanto precisava de coragem para me expor em público e lidar com a minha espiritualidade. Falamos do nosso processo do “confiar” em Algo Maior. Falamos muitas coisas. Assuntos que me tocam até hoje. Estudos, vivências, filosofias, universo, filhos, saúde, trabalho, sucesso, reconhecimento, medos e coragem… (tudo isso ainda me emociona profundamente…).

Nessa troca de vivências decidimos sentir o que a vida nos chamava. E foi decisivo para nós duas: fazer acontecer o workshop! Esse que acontecerá agora, no dia 9 de novembro de 2024. Foram horas e horas trocando ideias a respeito do tema, local, valores, sobre como seria o dia, coffee break… tudo isso que envolve o nascer de um projeto. E chegamos a um consenso! Finalmente estávamos com coragem para fazer acontecer!

Ela cuidou de muitos assuntos e eu de outros. Ela me dizia que, só de pensar, eu já sentia o que era e falávamos. A nossa amizade estava para além das palavras. Então, num intuito de nos vermos e vivenciarmos uma experiência enriquecedora, resolvemos participar em Setembro, do evento da Maria Gorjão Henriques (professora e facilitadora de Constelação Familiar), em São Paulo. Foi especial. A nossa conexão estava ainda mais forte! Fomos e voltamos juntas. Tiramos fotos. Cuidamos uma da outra. Falamos sobre Deus.

Cheguei em casa e fui colocando em prática muito do que conversamos. Estávamos conseguindo finalizar o nosso projeto. Eu nem acreditava! A quatro mãos! Tudo caminhando bem.

Nos dias 9 e 10 de outubro trabalhei incansavelmente nos escritos. Na arte para divulgação. Na imagem do mar e da praia, e o quanto nos conectávamos a essa imensidão e de todas as metáforas sobre a vida e a morte de tudo o que acreditamos. Pedi dicas para ela. Falamos por telefone. Nos alinhamos. Uma pessoa muito fácil de se lidar. Que sorte a minha!

No dia 11 de outubro queria colocar nas redes sociais e neste site tudo o que havíamos feito. Passei uma mensagem pra ela logo cedo. Perguntei se podíamos falar por telefone. Mas não obtive resposta. Uns minutos depois fiquei sabendo que ela havia falecido naquela madrugada. Uma parada cardiorrespiratória (senti algo no dia anterior… e se? mas me calei). Fiquei sem chão. Sem saber o que fazer com tudo aquilo. Sentimentos, parceria, amizade. Como assim ela partiu?

*Até agora não havia conseguido falar sobre isso. E é por isso que talvez, ter este espaço no blog para compartilhar o que acredito, seja tão importante para mim.

No último áudio que ela me enviou, me disse: “- No dia 9 de novembro é a data em que a minha mãe fará 3 anos da passagem dela. Você quer maior homenagem que eu faço pra ela, do que um workshop em Constelações Familiares?”

Pois é, querida Alice. Eu decidi seguir adiante com o nosso projeto (mesmo na dor), pois será a minha homenagem a você pelo nosso (re)encontro nesta vida. Onde quer que você esteja neste momento, sei que a sentirei neste dia 9 de novembro. Preciso ter a coragem de que tanto falamos para seguir em frente. Sem saber como. Apenas fazendo a minha parte e confiando que este é o caminho a seguir.

Mudei o tema do workshop de “relacionamentos humanos”, para “saúde, sintomas e doenças”, também em sua homenagem. Talvez eu busque respostas para o ‘por que do adoecimento das pessoas’. Talvez eu queira entender o por que adoecemos se o nosso corpo, em sua essência, é saudável. Talvez este workshop seja para a conexão de que tanto estudo desde a minha adolescência. Um presente amoroso seu para mim. Talvez o nosso trabalho seja para que encontremos as nossas próprias respostas e, o “ajudar o próximo”, seja um transbordar de tudo isso. Talvez…

Nós tínhamos muitos planos, mas Deus tinha um especial pra você. Descanse em paz, querida Maria Alice Muniz Cunha.

Sigo com você em meu coração.

Com Amor,
Lourdes A. Lima 
Terapeuta Integrativa

NOTA: O workshop do dia 9/11 foi cancelado, pois muitos movimentos de saúde se apresentaram para mim 15 dias antes. Sei que os sintomas são mensageiros de algo que precisamos olhar e curar. Ainda não tenho o entendimento do que tudo isso significa. Mas digo “sim” para tudo isso e incluo em meu coração todos esses movimentos. Com amor.

Lourdes Lima

Formada em Administração de Empresas, trabalhou e se especializou por 20 anos na área de Finanças em grandes Corporações em São Paulo. Desde criança se interessava pelas histórias das pessoas. Isso a fascinava! Até que em 2017, com o falecimento do seu pai e muitos desafios pela frente, buscou ter uma conversa séria com Deus. Pediu que mostrasse o caminho. O real motivo disso tudo.
E foi assim que, a partir de 2018, iniciou oficialmente sua busca pelo autoconhecimento. Em 2022 abriu seu Consultório Terapêutico, em Atibaia, onde atende com Terapias Integrativas.
Seu maior objetivo hoje é ajudar as pessoas a expandirem sua consciência e a se reconectarem a sua própria essência, onde compreende lá estar a força de Alma de cada um.

https://www.lourdeslima.com.br
Anterior
Anterior

Segredos…

Próximo
Próximo

Espaço sagrado